segunda-feira, 23 de abril de 2007

Abril é Revolução!

Todos a MARCHAr contra o fascismo! Abril é Revolução! Vamos construi-lo de novo! Aparece às 13h30 na TOCA ou às 14h30 no Marquês de Pombal!

Aqui há uns anos, durante o governo de Santana Lopes, colocaram cartazes por todo o país. Diziam: "Abril é Evolução!". Perante esta provocação, milhares de pessoas acrescentaram um "R" à palavra "Evolução". De norte a sul, a mesma vontade de lhes mostrar que podem gastar rios de dinheiro em propaganda que o povo não deixará de combater com a verdade.

[Fotos desse combate em http://revolucao25.no.sapo.pt]

O Movimento de Acção Reivindicativa pela Cultura e Habitação na Amadora (MARCHA) estará presente no desfile comemorativo do 25 de Abril. Mas não só comemorativo. Estaremos também em luta. Em luta pela habitação e pela cultura.

Há 33 anos, o povo português derrubou o fascismo. A classe trabalhadora e os jovens estiveram na linha da frente das transformações revolucionárias que se deram. No plano da habitação e da cultura, assistiu-se a profundos avanços. A degradação que hoje se assiste nestas áreas deve-se aos ataques que se realizam contra o que resta da revolução de Abril.

Mas estas políticas não se realizam apenas no plano económico e social. Realizam-se também no plano ideológico. Tentam incutir-nos que o capitalismo é o único modelo viável. Tentaram mostrar-nos que a revolução de Abril não foi mais que uma consequência do derrube do fascismo. Um excesso. Depois começaram a dizer que o regime salazarista foi brando. Que Salazar era apenas um pouco autoritário mas não fascista. Entretanto, começaram a surgir as ideias de um museu de homenagem ao ditador. Como se não bastasse, um programa da televisão pública fez da história de Portugal um circo e abriu caminho à vitória de Salazar. Mas o verdadeiro circo rebentou com as ameaças de fascistas a estudantes que pintavam um mural na Faculdade de Letras. De seguida, contrariando a Constituição da República Portuguesa, que proíbe a existência de organizações fascistas e racistas, levantaram um cartaz no Marquês de Pombal contra os imigrantes.

Os membros do MARCHA estarão na Avenida da Liberdade no dia 25 de Abril. Relembrando todos os que foram perseguidos, presos, torturados e assassinados. Relembrando a longa noite fascista que relegou o povo português para a penumbra da miséria. Relembrando todos os que combateram para derrubar o fascismo. Relembrando as conquistas revolucionárias. E a melhor forma de o relembrar é lutando!

Todos a MARCHAr contra o fascismo! Abril é Revolução! Vamos construi-lo de novo! Aparece às 13h30 na TOCA ou às 14h30 no Marquês de Pombal!