terça-feira, 10 de abril de 2007

Taberna Ocupada p'la Cultura na Amadora



Ocupação


O Movimento de Acção Reivindicativa pela Cultura e Habitação na Amadora (MARCHA) ocupou a antiga taberna "Portas Largas". O edifício histórico avançava para a ruína e o proprietário não demonstrou qualquer intenção de o recuperar. Um grupo de jovens tomou a casa em suas mãos e modela-a agora para a pôr ao serviço dos jovens e da população. No dia da ocupação, os membros do MARCHA contactaram com a população e explicaram os seus propósitos. Nas dezenas de conversas, o apoio de muitos moradores ficou expresso. "Antes uma casa gerida pelos jovens que largada ao abandono", foi a resposta tantas vezes repetida.

Jovens dão o exemplo

O MARCHA dedicou-se nas últimas semanas à reabilitação do edifício. Jovens, com o apoio de alguns moradores, lançaram-se ao trabalho. O terraço foi arranjado: a calçada do chão foi reposta e retirados todos os restos de lixo; as paredes foram caiadas; as árvores foram podadas. A casa-de-banho foi limpa e desentupida. A sala foi pintada e o tecto arranjado. O bar foi limpo e está operacional. O mobiliário existente na casa foi também reabilitado.

Lanche e assembleia

A inauguração da Taberna Ocupada p'la Cultura na Amadora (TOCA) deu-se no Domingo, 1 de Abril. Um convívio agradável com lanche que reuniu membros e amigos da TOCA ao som da música de Zeca Afonso. De seguida, mais de meia centena de jovens participou na assembleia do MARCHA.

Cinema e jantar

No Sábado passado, foi a vez de se dar lugar ao cinema, seguido de jantar. Cerca de duas dezenas de jovens assistiram ao filme "A estratégia do caracol". Os moradores de um edifício na Colômbia organizam-se contra o despejo ordenado pelo tribunal a mando de um especulador imobiliário. Um filme que retrata a problemática da habitação.