terça-feira, 10 de abril de 2007

Jovens em marcha pela habitação e cultura!



















Mais de meia centena de jovens formou o Movimento de Acção Reivindicativa pela Cultura e Habitação na Amadora (MARCHA). A habitação e a cultura são os dois eixos centrais da actividade da nossa organização.

Viver sob um tecto é um direito consagrado pela Constituição da República Portuguesa. No entanto, em todo o país milhões de casas estão desabitadas. Também em todo o país, milhões de pessoas, principalmente jovens, são obrigados a viver em casa dos pais sem condições financeiras para suportar a avareza dos especuladores imobiliários. É um paradoxo com incidência também na Amadora. Principalmente, quando a Câmara Municipal da Amadora decide desalojar dezenas e dezenas de moradores sem quaisquer garantias de que vão ser realojados.

Viver e produzir cultura é também um elemento central da vida das populações. A música, o teatro, a literatura, o cinema, a pintura, a fotografia, a escultura, a dança estão presentes nas nossas vidas. Mas não para todos da mesma forma. O acesso à cultura continua a estar mais próximo de quem tem mais capacidades financeiras. Por isso, deve ser da responsabilidade do governo e da Câmara Municipal da Amadora eliminar este tipo de discriminação. Não só no plano da criação de espectáculos culturais mas também no apoio à produção. A Câmara Municipal tem optado por destruir todo o tipo de eventos culturais que faziam já parte da nossa cidade. Assume o papel de carrasco e lança a Amadora para o grupo de cidades-dormitório.

O MARCHA pretende ser mais uma resposta organizada dos jovens aos ataques dos empresários, dos especuladores imobiliários, da Câmara Municipal da Amadora e do governo. O MARCHA pretende consciencializar os jovens e a população para as questões da habitação e da cultura. O MARCHA pretende agir para defender e ajudar a reconstruir a nossa cidade.

LUTA CONNOSCO!